Conjunto casaco e botas para bébé – 1º trabalho em tricot

Boa noite meus amig@s,

Antes de mais espero que tenham tido umas boas entradas para este ano 2013! E que com ele chegue muita criatividade e inovação!

Hoje apresento um conjuntinho de bébé, onde utilizei o tricot. É a primeira vez que faço uma peça em tricot. Quando pequena já tinha experimentado fazer uns pontinhos mas nada mais. Pois resolvi andar a pesquisar e pesquisar, treinar uns pontinhos aqui e ali, e pôr mãos à obra. 

Então consegui fazer este conjuntinho constituído por casaco e botinhas, feitos com lã para bébé. Gostei particularmente do efeito dos diferentes tonzinhos da lã.

Para o casaco utilizei um par de agulhas de tricot nº3 e fiz este modo que inicia pela pala e é muito simples. Para quem tiver curiosidade, gostar, e quiser fazer vejam os vídeos explicativos da Regina Arato. O casaquinho que ela faz é todo em ponto meia e tricot e feito com agulha 4, eu é que resolvi utilizar um ponto diferente para o corpo. Outra diferença, comecei com 72 pontos na agulha. Contudo, o meu ficou um pouco pequeno, só dá mesmo para um recém-nascido, ou um bébé pequenito.

Para quem é esquerdino então é uma boa oportunidade de assistir a um video feito por alguém que também o é e muito bem explicado.

casaquinho bebe_tricot

Depois faltou então escolher uns botões a condizer!

Digam lá que os botõezinhos não são lindos! Uns moranguitos verde água.

botaozinho morango

Por fim as botinhas super simples e fáceis de fazer com a lã que sobrou e desta vez, com agulha nº4!

Quando as fiz tinha encontrado um video com as explicações. Infelizmente, falha minha e que não costuma acontecer, não anotei o endereço… Fiquei apenas com as anotações e uma ou outra alteração mínima. 

Por isso vou colocar as minhas anotações abaixo da foto, solicitando a tod@s que se por acaso encontrarem o video que me indiquem o seu URL para que possa fazer um link. 

botinha bebe_tricot

Então aqui vai:

agulha nº4

pontos utilizados: meia (m) e tricot (tr)

iniciei com 35 pontos;

6 cordões de tricot

15 meia; 2 pontos juntos em meia; 1 meia; 2 pontos juntos em meia; 15 pontos juntos em meia;

14 tricot; 2 pontos juntos em tricot; 1 tricot; 2 pontos juntos em tricot; 15 pontos juntos em tricot;

13 m; 2 pontos juntos em m; 1 m; 2 pontos juntos em m; 13 pontos juntos em m;

12 m; 2 pontos juntos em tr; 1 tr; 2 pontos juntos em tr; 12 pontos juntos em tr;

11 m; 2 pontos juntos em m; 1 m; 2 pontos juntos em m; 11 pontos juntos em m;

10 m; 2 pontos juntos em tr; 1 tr; 2 pontos juntos em tr; 10 pontos juntos em tr;

3x 1 carreira de m do direito e outra de tr no avesso 

Final: costurar; o dobrado aparece por si.

Experimentem! Não tentei, mas julgo que se pode fazer também para adulto se se aumentar o nº de pontos e utilizar uma agulha mais grossa, por exemplo.

Obrigada pelas visitas e comentários. É sempre bom e incentivador receber comentários.

Até mais ver

Vânia

2 thoughts on “Conjunto casaco e botas para bébé – 1º trabalho em tricot

  1. Olá Vânia
    Este conjunto ficou um mimo.Embora conheça o modelo do casaquinho é sempre com muito gosto que o faço pois é lindo!Parabéns pelo seu trabalho.As botinhas também estão muito fofinhas.
    Abraço
    Nélia

  2. Obrigada pela visita e comentário.
    Pois não duvido que seja um modelo bem conhecido entre quem está bem habituado a fazer tricot. Mesmo as botinhas, bem simples de se fazerem.
    Para mim que estou a iniciar-me no tricot é que é tudo novo.
    Concordo consigo quanto ao casaquinho, fica mesmo muito bonito e fofinho.
    Seja sempre bem vinda.

    Vânia