Broinhas de batata doce

Olá!

Hoje, para ser diferente, apresento-vos umas Broinhas de batata doce que fiz para adoçar a boca cá em casa. Confesso que nunca tinha feito broinhas doces! Como é o tempo delas deu-me assim uma vontade repentina de experimentar.

Então andei a pesquisar daqui e dali, criei a minha receita e experimentei.

broinhas_batata_doce

Acontece que um dos elementos aqui de casa não gosta de broinhas doces com passas, nem frutos secos e assim que soube dos meus planos, andou à minha volta a suplicar por umas simples.

Como até estava bem disposta, numa de fazer experiências, fiz-lhe a vontade!

broinhas_doces

No final, ficou um cheirinho em casa!!!! Todos aprovaram as minha broinhas e até já me perguntaram quando voltava a fazer.

Entretanto, aproveito para partilhar a receita.

Os ingredientes:

1kg batata doce
700g açúcar
1kg de farinha
3 ovos
fermento
2 colheres de chá de canela (há quem ponha apenas 1)
2 colheres de chá de erva doce
frutos secos a gosto (eu coloquei passas de uva, apenas)
(há quem adicione raspa de limão)

Preparação:

Cozer as batatas doces com casca. 
Depois de cozidas, retirar a casca e reduzir a puré.
Juntar o açúcar e envolver bem e depois juntar os três ovos.
Adicionar a farinha, com o fermento, canela e erva doce. Amassar tudo, muito bem (Sim! Mesmo com as mãos, depois de bem lavadas). Por fim os frutos secos.
Polvilhar com farinha, tapar com um pano e uma manta ou cobertor e deixar repousar durante cerca de 1h. 
Não esquecer de aquecer o forno, cerca de 180ºC ou um pouco mais.
Fazer pequenas bolas, sem trabalhá-las muito, passá-las pela farinha e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Vai ao forno cerca de 40min.

Espero que gostem! 

Boa continuação

Vânia Dias

2 thoughts on “Broinhas de batata doce

    • Olá Lúcia! Eu usei fermento em pó, o mesmo que uso para os bolos. No entanto, nas receitas que encontro é frequente usar fermento de padeiro. Quanto a quantidades é a olho, mas bastante mais do que uso nos bolos. Espero ter ajudado. Bjs

Deixe uma Resposta

