A testar amostras de crochet – testing samples crochet

Enquanto surgem e não surgem ideias…

Enquanto termino e não termino pequenos trabalhos de crochet…

Vou testando amostras de crochet, já com o objetivo de um trabalho maior que tenho em mente.

O fio é o mesmo, apenas mudei o número de agulha… Tenho tendência a fazer um ponto apertado, pelo que é comum utilizar uma agulha de número superior ao indicado pelo fabricante.

amostra_crochet

A importância de se fazerem amostras do ponto e/ou motivo de crochet

Pode parecer aborrecido, mas é uma parte importante de um projeto de crochet, especialmente quando se tratam de trabalhos maiores ou de peças de vestuário. Tecer uma amostra do ponto ou do motivo que se pretende fazer para um trabalho permite-nos:

  • Por um lado, ver o EFEITO verdadeiro do mesmo. Uma coisa é um esquema, um desenho, ou até mesmo uma fotografia, outra é ver à nossa frente como fica na realidade.
  • Outro aspecto é o TAMANHO, quer do ponto quer do motivo. Permite calcular o número de pontos/motivos necessários para tecer determinada medida de comprimento/altura.
  • Há ainda a questão da TENSÃO DO PONTO. Se faz pontos muito apertados talvez o ideal seja utilizar uma agulha de número superior. Se no seu caso for o inverso, opte por uma agulha de número inferior, de forma a que o ponto fique com um aspeto mais bonito e homogéneo.
    • Exemplo:
Na Imagem apresentada em cima, (utilizando o mesmo FIO)

tenho uma amostra em que utilizo uma agulha de nº recomendado, 1,75mm (última amostra), em que o ponto ficou muito compacto.

Uma amostra feita com agulha nº 2mm (amostra do meio), em que a relação tensão tamanho do ponto, na minha opinião, ficou melhor e apresenta uma figura mais bonita.

Uma amostra feita com agulha nº 2,5mm (primeira amostra), onde o ponto ficou mais laço.

Uma NOTA ainda, para o TIPO DE FIO utilizado, pois também influencia os trabalhos, quer no tamanho, quer no ponto, quer no efeito visual do mesmo. Aqui ficam algumas dicas sobre a confecção de trabalhos em crochet e a importância das amostras.  Até breve Vânia Dias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s