Diferentes tipos/estilos de crochet

Neste post vou falar e apresentar diferentes estilos de crochet (variações) existentes. Apesar de ter aprendido a crochetar em pequena (crochet filet), só quando me comecei a interessar mais pelo tema e pelo mundo virtual é que percebi que haviam outros tipos de crochet.

O crochet Filet

Já tinha falado sobre o crochet filet neste post.

O crochet filet caracteriza-se pela execução de rede de quadrados abertos e fechados, combinando correntes e paus simples (pontos alto). O conjunto de aberturas regulares, formam um desenho ou um motivo, como se pode ver nas imagens abaixo.

toalhinhacrochet1

Também têm surgido ideias originais, como o vestuário em crochet filet.

Imagens de Pérolas do crochet e Fada do crochet

O crochet de grampo

O crochet de grampo é feito através de argolas presas.

Imagens de autoria/blog Rosalinda e Fabiane Castilho (clique nas imagens para ver páginas originais).

Veja aqui como fazer o crochet de grampo, com imagens e vídeos.

O crochet tunisiano

O croche tunisiano resulta da combinação de técnicas de tricot  e de crochet. Os trabalhos resultantes deste tipo de crochet são bastante firmes e espessos, pelo que é utilizado com frequência na confeção, por exemplo, de mantas.

Imagem e trabalho da autoria de Célia, do blog Terapia da Linhas. (clique na imagem para visitar página original)

Veja também este blog, com vídeos explicativos do ponto.

O crochet irlandês

Inspirado na renda de Veneza, é constituído essencialmente por motivos florais com um fundo em rede.

Muito utilizado para peças de vestuário, veja os exemplos apresentados abaixo.

Clique nas imagens para visitar as páginas originais – da autoria de Ivelise, Маргарита Попова e do blog Letras e Artes da Lálá (respetivamente).

Aqui pode encontrar um conjunto de motivos utilizados no croche irlandês, com gráficos.

Assim termino este post, apresentando o crochet filet, crochet de grampo, crochet tunisiano e crochet irlandês.

Espero que tenha sido útil e que tenham gostado.

Bons crochet’s 

Vânia Dias